Em defesa da Fundacentro, referência mundial em SST


Em defesa da Fundacentro, referência mundial em SST

Há 52 anos, em razão de compromissos internacionais, o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 5.161, de 21 de outubro de 1966, criando a Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, que veio a ser conhecida posteriormente com o nome de Fundacentro, tendo por objetivo a realização de estudos e pesquisas relacionados à segurança, higiene e medicina do trabalho.

Desde então, a Fundacentro tem tido atuação relevante para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, questão das mais graves no Brasil, que leva a perdas significativas de vidas e saúde dos trabalhadores, assim como gastos previdenciários, de assistência à saúde e até mesmo das empresas.

Há muitos anos, a Fundação vem sofrendo cortes orçamentários. Ainda assim, continua sendo referência no Brasil para a Organização Mundial da Saúde – OMS.

No processo de formação do novo governo, entretanto, a Fundacentro não é sequer mencionada por parte dos atuais e futuros dirigentes federais, o que a coloca num quadro de incerteza em razão do anúncio da extinção do Ministério do Trabalho.

O Instituto Trabalho Digno, entidade nacional sem fins lucrativos, dedicada a estudos e pesquisas no campo da promoção do trabalho digno/decente, defende a continuação do Ministério do Trabalho e o fortalecimento da Inspeção do Trabalho, mas junta também sua voz em defesa da Fundacentro e do seu papel insubstituível.

O Brasil, que tem elevadas taxas de acidentes e doenças do trabalho, não pode perder uma instituição governamental de saúde, pesquisa e prevenção, de referência internacional, como é a Fundacentro.

Brasil, 11 de novembro de 2018.

Instituto Trabalho Digno

14 respostas para “Em defesa da Fundacentro, referência mundial em SST”

  1. Fiz um concurso em 2004, e o resultado foi cambalachado para colocar uma sindicalista ligada ao PT, que sequer tinha formação na área.
    É por isto que a credibilidade da FUNDACENTRO desapareceu.

  2. Sou contra. Extinção da Fundacentro, uma boa organização que não pode simplesmente desaparecer.

  3. Eu concordo e afirmo que a Fundacentro tem tido papel essencial na pesquisa e ação em relação a questões de saúde no trabalhador e deveria ser mantida ou até mesmo expandida. O ministério do Trabalho e a Inspeção do trabalho são essenciais como mecanismos de regulação da relação entre os trabalhadores e os empregadores, de forma que não hajam por parte patronal abuso de poder ou desrespeito da dignidade e dos direitos dos trabalhadores: pausas, alimentação, saúde, condições dignas, e organização baseada no trabalho real e reconhecimento do trabalho e do trabalhador, salário e direitos previdenciários.

  4. Também concordo que o FUNDACENTRO deve continuar … acabar com o Instituto seria retroceder a segurança do trabalhador.

  5. A FUNDACENTRO é uma instituição de extrema importância para continuar compondo o trabalho essencial que já tem feito ao longo de sua existência na medicina ocupacional e demais áreas que atua.

  6. A extinção dia Ministério dia Trabalho é uma afronta aos direitos conquistados pelos trabalhadores – homens e mulheres , que com orgulho e fibra , conquistaram e escreveram a história de dignidade do povo brasileiro.

  7. As conquistas históricas dos
    povos trabalhadoress ,devem ser respeitadas porque foram às custas de muita luta contra injustiças sociais e de muitas vidas ceifadas. Não toleramos mais retrocessos que tiram direitos, esses sim devem ser respeitados !!! Apesar de construir as Nações ainda somos peça frágil num contexto de retrocessos politicos, que teimam em assolar direitos conquistados.

  8. Concordo plenamente com o NÃO a extinção do ministério do Trabalho e acredito que é de fundamental importância a continuidade dos trabalhos efetuados pela FUNDACENTRO ao longo dos anos, referência mundial em SST.

  9. A Fundacentro tem sido de fundamental importância nos estudos de pesquisas e difusão do conhecimento na área de Segurança e Saúde do Trabalho.
    Também é centro de pesquisas, com reconhecimento em toda comunidade cientifica voltada para essa área, não só na América Latina, mas também no mundo.

  10. Essa ententidade tem um papel muito importante no mundo do trabalho já fiz curso lá ebn podemos permitir de forma alguma a extinção dessa tão onrrosa ententidade

  11. Instituição importante que não trata apenas dos direitos dos trabalhadores mas estende seus estudos e pesquisas a vida acima de tudo e na manutenção da saúde, direito fundamental de qualquer ser humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.